Alunos de Guarará foram premiados em Festival Intermunicipal de Poesia

Guarará foi destaque no IV Festival Intermunicipal de Poesia nas Escolas de Minas Gerais, realizado no dia 10 de novembro, em Senador Cortes. Nosso município foi muito bem representado por dois alunos da E. M. Ferreira Marques.

Com o poema “Recomeçar“, Arthur Ribeiro Martins Silva, do 5º ano, recebeu dois troféus: 1º lugar geral e de melhor intérprete na modalidade 1, de 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental. E o aluno Matheus Daniel recebeu o troféu de segundo lugar na modalidade 2, de 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, com o poema “O Adolescente”.

Os alunos foram acompanhados pelos familiares, pela direção e pelos professores da E. M. Ferreira Marques. Também representaram o município o Prefeito José Maurício de Sales, o secretário Municipal de Educação Tarcísio Alves Moreira, a assessora Pedagógica Luciana Teixeira Passos e a chefe de gabinete Maria das Graças Massucato. A Secretaria de Educação parabeniza aos alunos e toda a equipe escolar, que incentiva nossos adolescentes, a um trabalho sério e comprometido.

Recomeçar
Arthur Ribeiro Martins Silva

Eu recomecei uma vida,
Foi difícil, mas tive que aturar
Pois criei esse texto
Com o título: recomeçar!

Perdi uma irmã
E é difícil de falar
Pois quando ela faleceu,
Eu tive que chorar

Minha mãe ficou triste e eu também
Quando falece uma pessoa, não tem como ficar bem.
Recomeçar é começar a vida de novo
Tipo quando você nasce da barriga de novo

Meu irmão também morreu
Mas eles estão no céu com Deus
Ficaram um ano nos meus braços
Manu, sinto falta do seu abraço.

Vocês são anjinhos dentro do meu coração
Vocês estão todos os dias nas minhas orações.

O Adolescente
Matheus Daniel

Vive com a cabeça na lua
Nem sabe o que pensa
Às vezes fica na sua
Às vezes marca presença

Muito esperto para algumas coisas
E para outras um pouco lento
Mas cada um tem o seu jeito
Cada um tem seu talento

Está virando adulto
E se desenvolvendo
Sua mente está mudando
E também seu pensamento

Se preparando para o futuro
E caminhando para frente
Buscando maturidade
Esse é o adolescente.

O que dá grandeza a um poema não é o assunto que ele usa, mas a maneira com que ele trata o assunto.”
Manuel Barros